De acordo com livro, Microsoft esteve perto de comprar a Square em 1999

68

Publicado no final de 2017 pelo norte-americano Russel Demaria, o livro Game of X conta com duas edições que relembram a história da criação do Xbox e várias histórias interessantes da época.

O usuário Dancrane212 no fórum ResetEra, conta que a publicação também registrou um momento único na história dos jogos eletrônicos: a tentativa de compra da Squaresoft pela Microsoft.

O livro conta que, em 1999, as duas empresas estavam negociando a compra do estúdio por conta do grande interesse da Microsoft na franquia Final Fantasy. Mas, como conta o gerente de negócios Bob McBreen, na reunião final em que tudo seria acertado o CEO e o banqueiro da Square levantaram e pediram mais dinheiro pela negociação.

O banqueiro da Square comentou que o valor da empresa estava errado. “Eles queriam algo em torno de 1,5 bilhão de dólares por metade da companhia”, relembrou o vice-presidente da Microsoft na época, Rick Thompson. O valor era muito maior do que a empresa estava disposta a pagar e, por conta disso, o acordo não foi fechado.

Sede da Square Enix no Japão.

Por isso, boa parte dos títulos da Squaresoft – e futuramente Square Enix – se mantiveram exclusivos aos consoles da Sony. Mas fica a grande pergunta: o que teria acontecido se a compra tivesse sido concluída?