Inicio Jogos Reviews The Turing Test – Games With Gold Outubro 2017

[Review] The Turing Test – Games With Gold Outubro 2017

410

The Turing Test faz mais do que desafiar a nossa capacidade lógica de resolver puzzles, também nos confronta com questões éticas e morais que eventualmente vão surgir no futuro.

O jogo foi produzido pela Bulkhead Interactive e faz parte do Games With Gold de outubro, que você pode conferir junto com outros 3 jogos clicando aqui.

A protagonista do jogo é Ava Turing, uma astronauta que esteve 6 anos em hibernação, enquanto o resto da sua equipe estava em uma missão em Europa, uma das luas de Júpiter.

Ava é acordada por TOM, um super-computador que dá suporte à equipe e serve de ligação entre esta e a ISA (International Space Agency), também é responsável por monitorar toda a atividade tanto na base em Europa como na estação espacial em órbita.

TOM é o robô que auxilia a protagonista do jogo.

Entretanto TOM perdeu o contato com a sua “versão” na base e esteve mais de 50 horas sem contato com a equipe, levando-o a acordar Ava (com o aval da ISA) para que ela investigue e tente restabelecer o contato.

Logo de cara percebe-se que algo está errado, pois a base, antes bem estruturada e equipada, agora está cheia de “testes de Turing”. Para quem não sabe, estes testes foram desenvolvidos por Alan Turing, considerado o pai da ciência computadorizada, inteligência artificial e responsável por quebrar a máquina de código permitiu aos aliados vencer a guerra contra a Alemanha nazista.

Naufrago interestelar?

Os testes servem para ajudar a distinguir se uma pessoa está falando com outra ou com um computador altamente dotado de IA.

Bem, agora que já conhecemos um pouco da história por trás do jogo, é hora da análise:

Pontos Fortes

Campanha

Os quebra cabeças foram bem elaborados e a dificuldade vai aumentando gradativamente, deixando o jogo mais complexo no decorrer da história.

De um modo geral, The Turing Test fez um trabalho interessante na introdução de novos elementos ao jogo, fornecendo algumas quests simples, mas em alguns momentos, realmente irá testar sua inteligencia, fazendo você dedicar certo tempo para resolver o quebra cabeça e avançar no jogo.

Os puzzles vão aumentando gradativamente a dificuldade.

 

Gráficos

Com belíssimos gráficos e muito bem ambientado no espaço, The Turing Test fará você sentir que realmente está sozinho no espaço.

Vale ressaltar o excelente trabalho dos atores que interpretaram os personagens no jogo, contribuindo muito para transmitir ao jogador suas sensações dentro do game.

Os gráficos foram mito bem trabalhados.

Ponto Fraco

Conceito

O conceito do jogo é interessante, mas não é original. Algumas mecânicas do game não são bem explicadas, causando alguns momentos de frustração.

Em algumas situações, podemos ficar “encurralados”, pois alguns puzzles podem ser conduzidos a ficarem sem solução, o que pode ser frustrante e roubar tempo do jogador, enquanto tenta resolver um puzzle que deixou de ter um fim.

Cuidado para não deixar o enigma sem solução e perder horas de jogo.

 O Veredito

Se você é daqueles que gosta de jogar apenas para se divertir e não “esquentar muito a cabeça”, esse jogo pode ser muito entediante, na qual recomendo experimentar para ver se gosta, afinal está grátis para quem é Gold.

Mas se gosta de um bom desafio e testar seu raciocínio lógico, esse jogo foi feito para você! E deixo apenas uma pergunta: Será que Ava não está sendo vítima da vontade de uma máquina?(Fique tranquilo, pois não é spoiler, e sim um possível ponto de vista).

Cuidado para não dar um curto no cérebro tentando resolver este quebra cabeça espacial e boa jogatina!