Inicio Jogos Reviews Starcraft Remastered – O Retorno de um Clássico – Review

Starcraft Remastered – O Retorno de um Clássico – Review

103

Primeiramente, galera, eu sei que este site é especializado em games para Xbox One, mas o patrão sabe que eu amo Starcraft e deixou eu fazer esse review. Então vamos lá…

Em 1998 a Blizzard Entertainment já tinha consolidado no mercado de games para PC seu lugar. Warcraft 2 e Diablo foram um combo de sucesso, e uma legião de fãs esperava já ansiosa pela próxima aposta da desenvolvedora.

Starcraft chegou como um game de estratégia em tempo real nos moldes de Warcraft 2, mas num motor gráfico novo e um universo de ficção científica. Enquanto Warcraft 2 trazia duas campanhas alternativas entre Aliança e Horda, a narrativa de Starcraft trazia três campanhas cronologicamente interligadas entre Terrans (humanos), Zergs e Protoss.

É a primeira vez que você visita o blog!? Então clique aqui para curtir nossa página no Facebook, e assim ficar por dentro de tudo o que acontece no universo Xbox.

Essa mudança de estilo de narrativa colocava o jogador na pele de líderes das três raças antagônicas entre si, conhecendo suas motivações em uma história muito bem contada e que faz inveja a muito filme de ficção científica. Uma grande novidade do game é que cada raça tinha uma jogabilidade totalmente diferenciada para cada raça o que não acontecia em Warcraft 2.

Com  unidades e construções distintas para cada raça, além de manter uma interface e uma curva de aprendizagem bem mais amigável que em outros games de estratégia em tempo real, como Age of Empires ou Command & Conquer.

Isto permitiu que no multiplayer Starcraft se tornasse uma revolução em seu tempo. Amantes de estratégia em tempo real de todo mundo encontraram um game de jogabilidade sólida e bem distinto dos anteriores citados. Até hoje na Coréia do Sul Starcraft é aclamado e assunto em diversos canais de tv, algo não visto por aqui.

A relevância de Starcraft no ambiente dos RTS é tanta que mesmo após o lançamento de sua excelente sequência, Starcraft 2, ainda há muitos fãs que preferem o primeiro título, mesmo sendo extremamente datado tanto em jogabilidade quanto em gráficos, já que é um game com quase 20 anos de lançamento.

Pensando nisto, a Blizzard teve a ideia de remasterizar o título, otimizando tanto seu ambiente multiplayer quanto suas características técnicas para pcs atuais, dando um ar de novidade para seu filho já velhinho. A aposta deu certo? Entendam que vou analisar o game como remasterização, levando em consideração que é um game de 1998. Seria injusto compará-lo com games atuais.

Gráficos

Starcraft era bonito em 1998, as os anos não foram gentis com o título. Na remasterização todos os modelos de unidades e construções foram substituídos por modelos em alta resolução. Não vemos mais pontos estourando na tela e é interessante ver finalmente as representações das unidades no game corresponderem a suas representações artísticas.

Tudo foi substituído por modelos que combinem com o que vemos em Starcraft 2, considerando as limitações possíveis nesta remasterização. Kerrigan mesmo era horrível em Starcraft, e foi totalmente reimaginada em Starcraft 2. Vê-la em Starcraft Remastered em sua forma mais bem elaborada é bem agradável.

O mesmo foi feito com todos os heróis do game. Todas as fotos animadas também foram substituídas por modelos mais bonitos e similares aos das sequência. Alguns efeitos simples de partículas também foram adicionados ao motor gráfico. Aparentemente a Blizzard não quis arriscar tornar o game muito pesado.

As cinemáticas do game continuam as mesmas do original, mas nesta versão estão em melhor resolução. Por um lado é bom finalmente não ver pixels estourando nestas cinemáticas, mas por outro lado ainda estão em menos de 30 frames por segundo, o que as torna o elemento mais datado do game.

Jogabilidade

Neste elemento o game não sofreu qualquer alteração. Starcraft possui uma boa jogabilidade. A inteligência artificial dos inimigos na campanha funciona bem, bem como o comportamento das unidades aliadas quando deixadas ociosas. Infelizmente não foram adicionados ao game as diversas facilidades de teclas de atalho otimizadas em Starcraft 2.

Nem mesmo um indicador de unidades de coleta (zangões, VCEs e sondas) ociosas foi adicionado. Isto é frustrante, mas compreensível já que a Blizzard nao queria em nada provocar uma rejeição da comunidade amante do game original.

Som

Mesmo sendo um elemento do game que não sofreu com os anos, a Blizzard tratou com carinho o som do game. Todas as linhas de diálogo do game foram regravadas com vozes utilizadas em Starcraft 2.

No inglês as vozes estão impecáveis, e diferentemente do game original que tinha uma dublagem em português porca, a localização no português brasileiro é competente, a despeito de alguns errinhos de tradução ou pronúncia aqui ou ali, e algumas vozes que não combinam muito com a personagem.

Desafio 

A campanha de Starcraf Remastered mantém a dificuldade original. A curva de dificuldade cresce de maneira orgânica, sendo as primeiras fases mais muito fáceis e as fases finais de cada raça um desafio respeitável, mas não muito complicado. Com atenção e alguma perseverança terminar o game é um desafio satisfatório.

Já no modo multiplayer contra IA o computador é implacável. Um pré-requisito aconselhável antes de se aventurar no multiplayer online do game é conseguir vencer dois ou três computadores no modo jogador x  IA. Boa sorte, vai precisar.

Multiplayer

Como dito acima, a IA do modo multiplayer de Starcraft é implacável, mas não se engane, os piores oponentes são outros jogadores. Mantendo todos os elementos do original, a novidade de Starcraft Remastered neste aspecto é um ambiente multiplayer otimizado para hoje, com partidas ranqueadas ou não, onde você pode divertir-se infinitamente sem os aborrecimentos das instabilidades das conexões online do passado.

Jogadores de Starcraft 2 podem estranhar a ausência de alguns elementos que facilitam o gerenciamento do combate, já que em comparação com sua sequência Starcraft Remastered é bem limitado, mas quem for mais persistente ou aqueles que preferem o original encontrarão a realização de um sonho de nostalgia.

Enredo

Além de ter linhas de diálogo alteradas para melhorar a compreensão da campanha, pequenos trechos de narrativa com belas imagens foram adicionados entre algumas missões da campanha, ajudando na compreensão da evolução do enredo e preenchendo algumas lacunas que haviam no game original.

A campanha de Starcraft Remastered, que traz tanto o game original quanto a expansão Broodwars, é excelente, cheia de reviravoltas e momentos épicos. Pra um antigo fã da saga é bem divertido revisitar este capítulo da franquia, e para fãs de Starcraft 2 é interessante conhecer as origens da saga.

Vale à pena? 

Starcraft Remastered veio para os fãs. Não é um título estreante, passa longe disso, e não é uma remasterização que faz um salto gráfico para as possibilidades atuais. Até por isto é barato. Sendo um título exclusivo para pc, dadas as características deste RTS foi lançado pela Blizzard para quem já ama seus games. Se você gosta de RTS, sobretudo games antigos, não vai se decepcionar com este título.

COMPARTILHE