Inicio Jogos Matérias Xbox One X vs PC Gamer barato: Qual a melhor escolha?

Xbox One X vs PC Gamer barato: Qual a melhor escolha?

57

Desde que o Xbox One X foi anuncia na e3 desse ano, muitas especulações começaram a surgir. E sem dúvida a maior delas, pelo menos até o momento, é se o novo console da Microsoft, seria capaz de fazer frente ao um PC gamer.

Bom, logo de início já posso dizer que se a ideia é colocar um lado a lado e sem limites de orçamento. O Xbox One X provavelmente, não teria a menor chance. Isso pelo simples fato, de que se grana não é um problema, você pode montar um PC com configurações absurdas, de modo que um console nunca seria capaz de alcançar.

Porém, se a ideia é discutir o custo beneficio entre os dois, ou seja, se com a mesmo valor que você usaria para comprar um Xbox One X, seria possível montar um PC gamer barato que seria equivalente ou melhor que o console. Bom, neste caso o PC não teria a menor chance. Dúvida?! Então vamos comprovar.

Quanto custa um PC gamer com o mesmo poder do Xbox One X?

Para começar vamos falar das especificações do Xbox One X:

  • Processador: octa-core personalizado com clock de 2,3 GHz
  • Poder computacional: 6 TFLOPS
  • Chip gráfico: Radeon com 40 Unidades Computacionais com clock de 1.172 MHz
  • Memória: 12 GB GDDR5 (4 GB para sistema + 8 GB para jogos)
  • Largura de banda da memória: 326 GB/s
  • Refrigeração: watercooling

A primeira coisa a se dizer, é que não existe no mercado um chip gráfico e um processador que sejam exatamente iguais aos do Xbox One X, pois todo o sistema do console foi construído pela AMD exclusivamente para o console. Nenhum desktop hoje, tem tanto poder como a APU do console.

Bom dito isso, vamos pensar nas configurações de um PC que mais se aproxime da capacidade do Xbox One x. Começando pela placa de vídeo, a placa que hoje pode entregar uma qualidade semelhante pelo menor preço é a Radeon RX 580, ela possui 6,17 TFLOPS e 8 GB de memória GDDR5. Porém, é importante dizer que ela não é a mais adequada para rodar jogos em 4k, pois não nem sempre da conta de manter a estabilidade nessa resolução.

O próximo item é o processador, um processador da AMD com as mesmas especificações do Xbox One X, não existe no mercado. Os mais próximo são os octa-core da AMD, mas eles custam caro demais. Então vamos optar aqui, por um AMD Ryzen 5 1400 com quatro núcleos e que consegue dar conta da Radeon RX 580.

Bom, é agora que começam os problemas, pois só de processador e placa de vídeo, fazendo uma cotação hoje, já teríamos “gastado” cerca de 2.300 reais. Somados a 8 GB de memória ram DDR4 (340 reais), placa mãe (360 reais), HD de 1TB (225 reais), fonte de 500 watts (220 reais) e um gabinete (120 reais) já seriam 3.565 reais. E ainda nem incluímos os periféricos.

Quanto ao One X, ainda não sabemos com certeza, por qual preço o console será vendido no Brasil. Mas as estimativas são de que se ele for fabricado aqui no Brasil, ele deverá ser vendido por cerca de 2.500 reais, e caso não seja fabricado aqui, ele deverá custar no máximo 3.500 reais.

Conclusão

Mesmo montando um PC gamer que esteja próximo ao valor que poderá custar o console, um PC gamer barato como esse, não conseguiria rodar os jogos com mesma qualidade que um Xbox One X.

Dessa forma o novo console da Microsoft, é a melhor opção para você que tem um orçamento limitado, mas quer ter acesso aos melhores gráficos que os games dessa geração podem oferecer.