Inicio Jogos Matérias 4K? Teraflops? Entenda agora o que é isso

4K? Teraflops? Entenda agora o que é isso

289

Com a chegada do Xbox One X, não se fala em outra coisa: 4k.  Mas você realmente sabe o que isso e outras coisinhas como FPS, 1080p, teraflops e etc querem dizer? Nós vamos te ajudar!

É a primeira vez que voce visita o blog?! Então clique aqui para curtir nossa página no Facebook, e assim ficar por dentro
de tudo que acontece no universo Xbox.

Teraflops

Os Flops, ou floating point operations per second, ou ainda no bom português ponto flutuante por segundo, é uma unidade de medida para a capacidade de processamento de um computador ou videogame. Ele mensura a quantidade de operações de pontos flutuantes, ou seja, a quantidade de processos, como cálculos por exemplo, que ele faz em um segundo. O teraflops, é um múltiplo dessa unidade de medida, e corresponde a 1 trilhão de operações.

Vamos a um exemplo prático: supondo que seu Xbox é um restaurante que necessita de 20 pratos no horário de almoço, e cada cozinheira é um teraflops que consegue preparar 5 pratos por hora, ela necessitará de 4 horas caso esteja sozinha. Se esse restaurante tiver 4 cozinheiras, os 20 pratos serão entregues em apenas 1 hora. Assim funciona um teraflops, Quanto mais o seu console ou computador tiver, mais rápido ele será, pois fará mais “pratos” de uma só vez.

FPS

Frames per second, ou quadros por segundo. Quando estamos assistindo um vídeo ou jogando, o que estamos vendo na verdade não passa de várias “fotos” em sequência. Quanto mais devagar for mudando de uma “foto” para a outra, mais lenta e travada se torna a imagem, como quando você desenha em várias páginas e depois tenta folheá-las, parecendo um filminho. Obviamente, quanto mais FPS, mais fluida e natural parece a imagem. Por muito tempo acreditou-se que o olho humano só conseguia ver até 24 FPS, hoje, é afirmado que pode ver 60. Entendeu o porquê de se falar tanto em rodar jogos a 60 FPS?

Pixel

Quando você der um zoom máximo em uma foto, notará que ela é formada por muitos quadradinhos. Esses quadradinhos são os pixels, que nada mais são do que a menor parte de uma foto ou imagem qualquer. Um pixel é formado por 3 cores, que são o vermelho, o verde e o azul, contendo 256 tonalidades cada. Misturadas, essas tonalidades vão gerar mais de 16 milhões de possibilidades de cores. Sendo assim, quanto mais pixels uma imagem possuir, mais detalhes ela vai te mostrar, por conter maior quantidade de tonalidades geradas e consequentemente mais informações.

Pixel

4k

O 4k nada mais é que o Ultra HD, ou uma resolução de 3840 x 2160 pixels, 3840 pixels de largura por 2160 pixels de altura, um total de 8 294 400 pixels. Provavelmente, você também ouvirá falar em 2160p, o que explicaremos mais abaixo. Pra se ter uma ideia, uma TV Full HD por exemplo, tem 2 073 600 pixels. O 4k é chamado assim, por possuir 4x mais pixels que uma imagem full HD. Quanto mais pixels em uma imagem, mais detalhes poderão ser notados e melhor será a variação de cores.

4k Nativo

Que renderiza de fato em 4k. Ou seja, é a imagem que já é processada em 4k. Atualmente o Xbox One X é o único console capaz de rodar jogos em 4k nativo.

4k Dinâmico

Quando um game roda em 4k, ele pode diminuir rapidamente a resolução para não haver uma queda de FPS por exemplo. Essa variação praticamente imperceptível, é o famoso 4k dinâmico. Lembrando que para um 4k dinâmico, o jogo precisa estar em 4k. Se um console não roda 4k, ele automaticamente não tem como ter um 4k dinâmico.

Full HD e 4k

Upscaling

Você provavelmente já ouviu falar em upscaling. Agora que já sabe o que é 4k e 4k nativo, fica mais fácil entender o que é isso. Vamos supor que você tem um Xbox One S, que como sabemos, tem suporte upscaling a 4k, e quer conectá-lo a sua TV, que é 4k. O upscaling quer dizer que ele vai pegar o seu jogo, e não vai rodá-lo em 4k, ele simplesmente vai esticar a imagem até ficar do tamanho adequado a sua TV.  É como se você pegasse uma imagem no paint por exemplo, e esticasse o tamanho dela. Você notaria que a qualidade da imagem não está melhor, a imagem somente estará maior.

1080p/2160p

O “p” quer dizer progressive scan, ou não entrelaçado. Isso quer dizer que existem 1080 ou 2160 linhas horizontais na resolução.

E aí, restou alguma dúvida? Comente em nossa página no Facebook, e quem sabe poderemos te ajudar em uma próxima oportunidade?!